ANATOMIA DO INTESTINO GROSSO

O intestino grosso se estende desde o  a porção final do intestino delgado até o ânus. Mede cerca de 1,5 metros. Ele é dividido anatomicamente em alguns segmentos (ceco, cólon direito/ascendente, cólon transverso, cólon esquerdo/descendente, sigmoide e reto) O diâmetro do intestino diminui conforme se aproxima do sigmoide.

Sua principal função é a de absorção e propulsão do alimento digerido. Sua fisiologia iremos discutir em outro momento.

Macroscopicamente o intestino grosso é bem diferente do delgado, o intestino delgado possui sua  parede externa lisa, já o intestino grosso possui apêndices gordurosos em sua parede, chamados de apêndices epiplóicos. Outra característica marcante são as Tênias. As tênias são  três “fitas” de músculo liso que surgem a partir do apêndice vermiforme até o reto.

APÊNDICE CECAL


Consiste de um segmento tubular de fundo cego implantado no ceco. Mede aproximadamente 8cm.

CECO

Região do intestino grosso determinada pelo óstio apendicular e o plano da válvula ileocecal.(entrada do efluente do intestino delgado). Situa-se na fossa ilíaca direita e por vezes pode ser móvel, a depender do tamanho do seu meso(tecido que sustenta os vasos sanguíneos, linfáticos)

CÓLON DIREITO/ASCENDENTE

Localizado ao nível do flanco direito em direção ao fígado(hipocôndrio direito). Neste segmento, juntamente com o ceco, a secreção ileal sofre um processo de retenção e mistura através de ondas peristálticas e antiperistálticas. Este movimento permite o metabolismo aeróbico de resíduos de carboidratos e proteínas para posterior absorção. Neste segmento ocorre grande absorção de água, sódio e outros eletrólitos.

CÓLON TRANSVERSO

Tem como principal função a propulsão, transportar o bolo fecal do cólon direito para cólon esquerdo. Seu limite anatômico é a flexura hepática e flexura esplênica (baço)

CÓLON ESQUERDO/DESCENDENTE

Como o próprio nome ja diz, é voltado para baixo, em direção ao cólon sigmoide e reto. Assim como o cólon direito ele é fixo a parede abdominal através do peritônio.

CÓLON SIGMOIDE

Este segmento do intestino grosso é mais móvel, possui meso pouco mais alongado. Conecta o cólon esquerdo com o reto fazendo praticamente um “S”

RETO

Reto

Ocupa  a cavidade sacral. Possui intima relação com o cóccix onde atravessa os músculos do assoalho pélvico para tornar-se o canal anal. Nass mulheres situa-se posterior a vagina e o útero, nos homens está localizado atrás na bexiga, vesículas seminais e próstata.

 

Fonte: Manual de cirurgia colorretal da ASCRS 2011/ Tratado de Coloproctologia Ed Atheneu,2012